Malthael, o Ex-Arcanjo da Sabedoria, também conhecido como O Anjo Silencioso, era membro do Conselho Angiris e aparece na série Guerra do Pecado(Sin War) de romances baseados no universo de Diablo. Malthael até então não havia dado as caras em nenhum dos jogos da franquia Diablo.
Ele era um ser nobre que apreciava toda forma de vida e via todas as emoções e experiências que conectavam o universo. Era um anjo muito experiente, que raramente errava, para o desespero dos outros membros do conselho. Quando ele falava, todos os outros paravam para escutá-lo.
Quando a Worldstone foi roubada por Inarius, no entanto, Malthael começou a mudar e se tornar uma figura mais melancólica e magra. Ele agora aparece como uma figura esquelética entre o Conselho Angiris, vestindo uma armadura negra e vestes em tons semelhantes. Isto é evidenciado no The Veiled Prophet(terceiro e último livro da série - Sin War), onde ele é descrito da seguinte forma:
"O anjo fêmea olhou para o quarto membro daquele conselho, uma figura muito magra cujas vestes eram negras e cuja couraça também fora colorido nos mesmos tons. O que você diria, Malthael ? Você está comigo nisso?
Um arrepio percorreu visível não só Mendeln mas também o resto, quando o anjo Malthael falou. Sua voz trouxe pesadelos de morte para Mendeln, - uma permanente, morte vazia.
Independentemente da escolha, no final, não importa para mim. Abstenho-me."
Quando o Santuário foi descoberto, ele se absteve de votar para decidir seu destino, alegando que no final de todas as coisas, só ele iria prevalecer, apesar disso, o resto do Conselho ( ou pelo menos Imperius ) contou sua abstinência como um voto para a destruição do Santuário.
Atualmente Malthael já teria desaparecido dos altos céus desde a destruição da Worldstone, embora não se sabe onde ele está, Malthael era incapaz de compreender a destruição da Worldstone e retirou-se do Conselho Angiris. Tyrael diz que Malthael enlouqueceu, buscando as verdades desconhecidas da vida e da morte, eternamente um errante Pandemonium. Uma prova de que ele não morreu se dá pelo fato de que nenhum outro Arcanjo se formou na Crystal Arch para substituí-lo(e nós sabemos muito bem que ele esta bem vivo - ok, isso é relativo para um Anjo da Morte), deixando uma lacuna perpétua e um desequilíbrio no Conselho Angiris. Após o renascimento de Diablo como Prime Evil e com a destruição do Senhor do Inferno pelas mãos dos novos heróis, Tyrael toma o lugar de Malthael no Conselho Angiris como o Anjo da Sabedoria.
The Great Conflict ( O Grande Conflito )
O ex-membro do Conselho Angiris e ex-Arcanjo da Sabedoria, assim como acontece com o resto do Heavenly Host( nome dado ao exército angelical dos High Heavens ) e seus líderes, Malthael, participou do grande conflito e desempenhou um papel crucial. Um exemplo que, quando ele e seus companheiros anjos superaram as forças demoníacas lideradas por Diablo em um mundo que se passava dentro do Realm of Pandemonium. Facilmente Malthael destruiu os ataques dos demônios e usou suas próprias armas para imobilizar Diablo. No entanto, Imperius de cabeça quente ao invés de aprisionar Diablo, o matou. Desde então, Malthael permaneceu em silêncio.
Vídeo aonde ilustra um pouco sobre este grande conflito: Clique Aqui
A escriba e anjo Selathiel deixou uma nota sobre Malthael:
"Muita incerteza cerca o arcanjo Malthael. Uma vez que a mão orientadora calma da sabedoria se perdeu no momento da Worldstone desapareceu. Impossível imaginar que este evento catastrófico o fez abandonar o céu. Sua partida criou uma fratura colossal no âmbito do Conselho, uma vez que, até hoje continua sem conserto. "
Curiosidades:
Poderes e habilidades: O arcanjo da sabedoria é sempre em sintonia com "a natureza de todas as coisas", e isso, evidentemente, faz dele um lutador magistral que pode desviar golpes inimigos com precisão perfeita. Suas armas são duas foices, embora a natureza exata delas ainda não foi revelado.
O Cálice de Sabedoria( Chalad'ar ) : É um copo que contém líquido das Piscinas da Sabedoria( Pools of Wisdom - lugar aonde residia Malthael antes de deixar o Conselho Angiris ), que por sua vez contém a soma de todas as emoções vividas na criação. Em determinado momento, olhando para este cálice, às vezes por anos a fio, pode-se dizer que é o lugar onde Malthael retira sua sabedoria.
Fontes: Cain, Deckard., Book of Cain, page 51. / Knaak, Richard A., The Veiled Prophet, page 328.
[Marcos "Kito" Bigliassi]