O Steam Controller é um joystick compatível com toda a biblioteca de jogos do Steam, a ideia é que ele consiga substituir o teclado e o mouse.
Além disso ele possui 16 botões, sendo que metade deles é acessível sem ter que tirar os dedos dos trackpads.
Como os trackpads são menos físicos do que direcionais analógicos, a Valve resolveu usar atuadores lineares ressonantes duplos para uma resposta mais precisa, Esses imãs eletromagnéticos estão acoplados em cada um dos trackpads, e são capazes de gerar uma alta variedade de força e vibração.
É possível criar configurações personalizadas para o Steam Controller, a ideia é que ele seja usado em toda a biblioteca de jogos do Steam, mesmo para os que foram desenvolvidos para usarem teclado e mouse. Além disso será possível criar e compartilhar suas configurações com a comunidade.
Quem for sorteado para ganhar uma Steam Machines na fase beta também vai levar um Steam Controller, só que uma versão mais simples que não terá a tela de toque e precisará de um cabo USB para funcionar.
Não dá para negar que a Valve tentou inovar com o Steam Controller, vamos ver se o resultado será tão bom quanto a proposta. Estou curioso para ver se será confortável jogar com esse joystick os jogos de estratégia em tempo real e os de tiro em primeira pessoa, que são gêneros que costumam ser jogados com teclado e mouse.