O Google revelou nesta terça-feira (3) a nova versão de seu sistema operacional que, seguindo a tradição de receber nomes de doces, se chamará KitKat, a marca do chocolate que foi relançada em 2011 no Brasil. No Brasil, a parceria foi realizada com a Nestlé.
O Android KitKat é fruto de um acordo mundial entre a empresa de tecnologia e a Nestlé, fabricante do chocolate.
Embalagem do chocolate KitKat, que será vendido em 19 países como parte de uma campanha promocional para o lançamento da nova versão do sistema operacional do Google, o Android 4.4 KitKat.
O lançamento do novo sistema operacional está previsto para outubro de 2013. O Android KitKat é a versão 4.4 do sistema operacional do Googlex, que está presente em 80% dos smartphones do mundo. Para abreviar, o nome oficial será Android K.
A tradição de dar nomes relacionados a doces ao programa começou com o Android Cupcake, em 2009, e prosseguiu com o Android Jelly Bean, lançado em 2013. A parceria entre as companhias para nomear a nova versão contraria as expectativas nos bastidores da tecnologia, que esperavam que o sistema se chamasse Android Key Lime Pie.
Como parte da campanha de marketing do novo Android, a Nestlé remodelou a embalagem do KitKat para 19 mercados. Nos invólucros desses chocolates, o robô símbolo do Android aparecerá mordendo uma barra de chocolate.
A companhia, porém, não trará a campanha para o Brasil. Receberão mais de 50 milhões de barras de chocolate com a embalagem especial Austrália, Alemanha, Índia, Japão, Oriente Médio, Rússia e Estados Unidos.
Uma promoção apenas para os Estados Unidos que começará em 6 de setembro e terminará em 31 de janeiro de 2014 dará mil tablets Nexus 7, 150 mil cupons de créditos de US$ 5 para o Google Play e 20 mil bolsas de KitKat.